Diretorias

Diretoria de Admissão (Dirad)

Responsável por executar as políticas de ações afirmativas relacionadas ao acesso nos cursos de graduação e pós-graduação e ao provimento de cargos efetivos e temporários da Universidade. A Dirad também é responsável por realizar ações de acolhimento aos/às ingressantes em todo o início de período, acompanhar as políticas de permanência da Universidade e assessorar a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) na diminuição do índice de evasão e na melhoria das ações que garantam a retenção e o sucesso dos estudantes cotistas. A Dirad atua, ainda, na coordenação e implantação dos trabalhos das Comissões de Heteroidentificação, formadas para admissão de estudantes de graduação e pós-graduação e para concursos de servidores optantes pelo ingresso por políticas afirmativas, segundo a Lei n° 12.711/2012, e convocadas para apuração de denúncias de fraude no ingresso à Universidade por política de cotas.

Diretoria de Relações Étnico-raciais (Direr)

Responsável por planejar, executar e orientar as ações no campo da diversidade étnico-racial, promover cursos, palestras, eventos e/ou ações que visem enfrentar as discriminações de cunho étnico-racial. Também atuam a fim de incentivar ações de caráter educativo e formativo quanto às histórias e culturas afro-brasileira e indígena, contribuir com as ações de ensino, pesquisa e extensão elaboradas a partir de temáticas das identidades, das relações étnico-raciais e do racismo no contexto da sociedade, além de estabelecer diálogo com os movimentos negros e indígenas, visando ao fortalecimento da diversidade e à garantia do direito de acesso e permanência na Universidade.

Diretoria de Gênero e Pertencimento (Digepe)

Responsável por planejar, executar e acompanhar ações difusoras do respeito à diversidade de gênero, de combate à violência contra a mulher e de proteção dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+, desenvolver ações formativas no campo da diversidade sexual e de gênero, estimulando o direito às diferentes subjetividades, e promover programas, campanhas e palestras de combate à violência contra a mulher, de conscientização para a diversidade de orientação sexual, contra o assédio e outras formas de tratamento discriminatório.

Diretoria de Acessibilidade (Dirac)

Tem como sua maior meta contribuir com a construção da política de acessibilidade da UFRJ. Essa diretoria organiza a coleta de dados para identificação das demandas dos diferentes grupos de pessoas com necessidades especiais, referentes à mobilidade e acessibilidade, a transtornos do espectro autista, alta habilidade/superdotação e transtornos de aprendizagem. A Dirac elabora propostas para aquisição e adaptação de mobiliários e materiais didático-pedagógicos, e, em parceria interna com as coordenações de cursos e as Comissões de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (Coaas), ela oferece oficinas de formação e orientação pedagógica regulares aos facilitadores de aprendizagem. Para apresentar e discutir as propostas, a diretoria realiza a interlocução com instâncias internas, como ouvidoria, pró-reitorias, Prefeitura Universitária (PU), Escritório Técnico da Universidade (ETU), e externas, como as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Superior (Sesu/Mec), o Instituto Benjamin Constant (IBC/MEC) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) etc. Ela também orienta as Comissões de Acessibilidade, as unidades e as decanias sobre o trabalho do tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para a divulgação de informações relevantes sobre acessibilidade, a Dirac mantém uma rede de mídia digital: site, Instagram e Facebook.